Em 15/03/22, iniciou-se mais uma etapa da “Unidade Demonstrativa de Sorgo para Silagem”, na propriedade de Juvenal Zequinha. No experimento estão envolvidas: EMATER MG, EMBRAPA e Prefeitura Municipal de Berilo ( Secretaria de Agricultura).
A parceria é feita da seguinte maneira:
• Agricultor entra com adubos e mão de obra; •Prefeitura e Secretaria de Agricultura contribui com máquinas e equipamentos; •EMATER presta assistência técnica;
•EMBRAPA fornece as sementes e divulga os resultados coletados na área.
No momento da colheita (ensilagem), visitaram a área:
secretário de agricultura, Adelino Servano, técnico Zé Hilton Guido, encarregado das máquinas e equipamentos, Izac Moreira, Prefeita Elane Luiz, dois tratoristas da prefeitura que comandaram a condução das máquinas, o tratorista João Brejeiro que nos apoiou com o trator da Associação do Ribeirão.
A Prefeita ficou muito satisfeita com os resultados alcançados e viu de perto como se dá todo o processo de ensilagem e, nesse momento afirmou seu apoio aos trabalhos que subsidiarão os agricultores. Enfatizou a importância de reserva estratégica para alimentação de gado para o período da ser difundida no município, uma vez que temos um curto período chuvoso e um longo período de estiagem. Essa tecnologia precisa , portanto é fundamental a reserva de alimento para o período da seca.