No dia 3 de setembro de 2021, a Prefeita Elane Luiz inaugurou uma de quatros estações de tratamento de água do projeto Salta-Z na Comunidade de Vai Lavando.As Comunidades de Alto do Bravo, Lagoinha e Palmital também foram contempladas e logo as obras serão iniciadas. Os equipamentos e a elaboração do projeto foram doados pela FUNASA e a Prefeitura com a estrutura e a mão de obra. O SALTA-Z proporciona não apenas acesso à água de qualidade, mas também o empoderamento e a conscientização das pessoas quanto às responsabilidades social e coletiva, para um ambiente saudável para toda a comunidade. Estiveram presentes também o Secretário de Obras, Josely, o Assessor de Gabinete Ademar, a Secretária de Educação Gerci, o Vereador Dadá, a Diretora de Escola Ana Zélia, os Técnicos da FUNASA e líderes comunitários . O projeto Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano, denominado Salta-Z, garantirá água potável mais acessível para as famílias da Comunidade.
A Salta-Z é uma tecnologia tradicional com baixo custo de implantação capaz de realizar o tratamento do recurso hídrico em água superficial e subterrânea para o consumo humano, compatível com os padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria nº 2.914/11, do Ministério da Saúde.
Prefeitura Municipal de Berilo
De mãos dadas com o povo.