Lei de Acesso à Informação

O Portal da Transparência surgiu em atendimento a Lei Complementar nº 131 de 27 de maio de 2009, com o objetivo de aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe a execução financeira do município. Desta maneira, o cidadão não só poderá acompanhar em que está sendo utilizado o dinheiro público e ajudando a fiscalizar o mesmo.

Em 18 de novembro de 2011, foi sancionada a Lei Federal nº 12.527, Lei de Acesso à Informação. A nova Lei efetiva o direito previsto no artigo 5º, inciso XXXIII da Constituição Federal, de que todos têm a prerrogativa de receber dos órgãos públicos além de informações do seu interesse pessoal, também aquelas de interesse coletivo.

A nova Lei trouxe inovações ao Portal da Transparência, através da regulamentação dos institutos da Transparência Ativa e Passiva. A Transparência Ativa é quando a Administração Pública divulga informações por iniciativa própria, de forma espontânea, independente de qualquer solicitação e a Transparência Passiva quando a Administração Pública divulga informações sob demanda em atendimento às solicitações da sociedade.

Portanto, as informações sobre as receitas e despesas contidas no Portal, não são só as do Poder Executivo, mas são do Estado, ou seja, abarcam os dados de todos os Poderes e Órgãos do Estado de Minas Gerais.

Portal da Transparência

Clique aqui para acessar o Portal da Transparência do Estado de Minas Gerais www.transparencia.mg.gov.br

Clique aqui para acessar o Portal da Transparência do município de Berilo-MG

Ou abra diretamente uma das informações disponíveis no portal do município:

Legislação Municipal

Clique aqui para acessar o Portal de Legislação do município de Berilo-MG

Estrutura Organizacional

Clique aqui para acessar a Estrutura Organizacional do município de Berilo-MG

Portal de Serviços aos Cidadãos

Clique aqui para acessar o Portal de Serviços aos Cidadãos do município de Berilo-MG

Serviço de Informação ao Cidadão

Lei Federal nº 12.527/2011 garante ao cidadão o direito constitucional de acesso às informações públicas.

Caso prefira entregar a sua solicitação pessoalmente em um dos Serviços de Informação ao Cidadão – SIC FÍSICO, confira o endereço da Prefeitura Municipal abaixo. Para ver toda a estrutura organizacional da prefeitura clique aqui.

Praça Dr. Antônio Carlos, n° 85 – 39.640-000
Berilo-MG CEP 39.640-000